FERROVIA ES/MG PODE BENEFICIAR MANTENA

0
184

FERROVIA ES/MG PODE BENEFICIAR MANTENA

O setor econômico da região Noroeste do Estado do Espírito Santo pode alcançar importante crescimento com a construção de uma ferrovia ligando os municípios de Sete Lagoas-MG e São Mateus-ES.

A mencionada ferrovia seria o principal modal de transporte ligando o estado de Minas Gerais ao megaporto projetado para ser construído no município de São Mateus, região litorânea do Norte do estado.

Esse megaporto multicargas da Odebrecht será construído pela Petrocity Portos com investimento da ordem de R$ 10 bilhões.

A unidade de transbordo de cargas será construído no Centro Portuário de São Mateus, compreendendo uma área de 200 mil metros quadrados, onde deverá ocorrer em contrapartida, investimentos por parte dos municípios por onde os trilhos passarão.

Está prevista a construção de diversas UTACs (Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas) que, a princípio, seriam nas cidades mineiras de Sete Lagoas, Confins e Santa Maria de Itabira e Governador Valadares, além de outra no município de Barra de São Francisco, extremo noroeste do Espírito Santo, divisa com Minas Gerais.

MANTENA

Mantena é um dos municípios do estado de Minas Gerais que poderá se beneficiar daquele grande empreendimento, pois a estrada de ferro que certamente passará no município ou muito perto dele será um importante instrumento de superação do isolamento geo-econômico existente entre a cidade e os grandes centros comerciais e industriais.

Vale ressaltar que a unidade de transbordo e armazenamento de cargas que será construída no município de Barra de São Francisco ficará distante do município de mantena não mais que 15 ou 20km.

Tens-se mais que o município de Montena ficará numa situação de equidistâncias com a unidade de transbordo e armazenamento de carga em Governador Valadares e, também, do próprio Centro Portuário de São Mateus.

Contando com uma melhor estrutura viária para o escoamento de seus produtos, maiores seriam as possibilidades de diversificação de suas atividades econômicas, a exemplo da diversificação das atividades agropecuárias e industriais, do que resultaria,  também, maior fomento na atividade comercial.

Importante observar que na atualidade Mantena não conta com estrutura comercial e industrial para absorver nem mesmo alguns de seus principais produtos, tais como aqueles advindos da pecuária de corte e leiteira.

Municípios vizinhos de Mantena, mas situados no estado do Espírito Santo já se destacam na diversificação econômica, com destaques nas atividades de hortifruticultura.

CENTRO PORTUÁRIO EM SÃO MATEUS