ESPÍRITO SANTO – SECA TERÁ TRÉGUA NO VERÃO

0
0

Quem faz essa afirmação é diretor-presidente da AGERH – Agência Estadual de Recursos Hídricos Paulo Paim.

Em entrevista concedida à rádio CBN Viória em 21/12, Paulo Paim afirmou que as chuvas ocorridas recentemente ajudam a garantir abastecimento adequado de água no verão no Espírito Santo. Paim afirmou também que em até 90 dias o Sistema de Abastecimento de Água do Rio Reis Magos, Serra, vai entrar em operação.

O que não se sabe ao certo é se afirmação de Paim se refere a todo os estado, ou apenas às regiões praianas ou, até mesmo somente à região metropolitana de Vitória, haja vista que sempre foi comum gestores estaduais trabalharem com perspectivas voltadas apenas para a região central do estado, especialmente a região da grande Vitória.

Segundo o diretor da Agerh, as chuvas dos últimos dias ajudaram os mananciais a ter capacidade para armazenar no solo uma quantidade de água suficiente para enfrentar os próximos meses até o período de seca, que começa em abril, porque da forma como se deu o período chuvoso ocorreu importante encharcamento do solo que funciona como uma esponja na retenção das águas.

Paulo Paim também faz referência ao rio São José como sendo aquele que chegou a ter o seu fluxo interrompido no período das últimas secas. O rio São José, cuja nascente se localiza no município de Mantenópolis-ES, possui 154km de extensão e drena uma área de 2.407km².

Sua nascente no município de Mantenópolis está numa altitude de 750 metros, junto à divisa com o estado de Minas Gerais e seu percurso atravessa a zona urbana do município de Águia Branca. No município de Linhares, o rio São José desemboca na lagoa Juparanã, a qual se comunica com o rio Doce pelo rio Pequeno.

Alguns trechos do rio São José servem de limite entre municípios, tais como os municípios de Águia Branca e São Gabriel da Palha, São Gabriel da Palha e Vila Valério e Vila Valério e São Domingos do Norte. A partir da foz do córrego Lambari até a lagoa Juparanã, onde é a sua foz, o rio São José separa os municípios de Rio Bananal e Sooretama.

No município de Mantenópolis o rio São José é usado para abastecimento de água potável ao distrito de São José, mas não abastece a sede do município que se serve da micro bacia do rio Manteninha.

Ouça a entrevista completa, onde o diretor ainda fala sobre o uso de barragens no Espírito Santo e como os capixabas enfrentaram o período mais crítico da falta de chuvas, em meados de setembro deste ano. A entrevista foi concedida ao programa CBN Cotidiano apresentado pelo jornalista Fábio Botacin.

CONTATOS:

neurymar@glomail.com  ou www.facebook.com/lestenorte/messages/

        

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here